Manter animais marinhos saudáveis em um sistema fechado, como um tanque de vidro, demanda um sistema de filtragem eficiente. Isso porque, os organismos vivos em um ambiente fechado produzem resíduos que podem se acumular rapidamente e prejudicar a qualidade da água, o que por sua vez afetará a saúde dos animais.
São tipos de filtragem utilizadas para melhorar a qualidade da água: filtragem mecânica (através lãs filtrantes, como o perlon), filtragem biológica (através da colonização de bactérias benéficas em mídias, rochas, substratos, vidros e outros), e filtragem química (através de carvão ativado, purigem, entre outros).
Apenas esses três tipos de filtragem podem não ser suficiente para você reproduzir com primor um recife de coral dentro da sua casa.
O skimmer, também conhecido como “protein skimmer” ou “escumador de proteínas”, é um equipamento também de filtragem utilizado em aquários de água salgada para esses remover resíduos orgânicos que se acumulam na água. Além disso, o skimmer melhora a oxigenação da água, o que também melhora a qualidade de vida das Criaturas Aquáticas que habitam ou vão habitar o aquário.
Há quem diga que o skimmer é o coração do aquário e um equipamento indispensável para manter um aquário marinho.
Aqui está uma explicação básica de como funciona um skimmer em um aquário de água salgada:
A bomba do Skimmer manda água e ar para dentro do “corpo’’ do skimmer fazendo uma reação entre as microbolhas de ar e a matéria orgânica na água. A bolha de ar possui um lado hidrofóbico, que repele a água a obrigando-a a se unir em uma outra partícula hidrofóbica, como as moléculas dos materiais de origem orgânica. Essas bolhas de ar ficam circulando dentro do “corpo” do skimmer e se chocando e se unindo. Assim que forem se juntando, as bolhas de ar com a sujeira ficam maiores e mais leves e vão subindo até serem descartadas no copo coletor do skimmer.
Basicamente, o seu funcionamento é baseado na formação de bolhas e na interação dessas bolhas com os compostos orgânicos presentes na água.
Reproduzir um ambiente marinho de forma artificial é algo complexo. Ao mesmo tempo que há a necessidade de retirar, de alguma maneira, resíduos orgânicos da água, esses resíduos são importantes para diversas Criaturas Aquáticas, como os corais. Portanto, é necessário manter um certo equilíbrio!
Um skimmer deve ser dimensionado corretamente para um aquário, de acordo com a litragem do sistema versus a quantidade de animais que iremos colocar no tanque.
Lembre-se nem sempre mais é melhor! Um skimmer mal dimensionado pode trazer inúmeros problemas, sendo o principal deles a difícil regulagem do aparelho, tanto para um skimmer maior do que o recomendado, quanto para um menor. Nesses casos a regulagem será muito difícil ou até impossível.
Além disso, um skimmer maior pode retirar mais matéria orgânica da água do que o necessário, a tornando “pobre” em termos de nutrientes, deixando os níveis de nitrato e fosfato da água tão baixos que não há desenvolvimento dos corais.
Já um skimmer subdimensionado pode acarretar problemas, como o excesso de matéria orgânica no sistema (o que manterá sempre os níveis tóxicos da água muito acima do recomendado ou desejado), a remoção de microelementos de forma irregular, já que alguns são mais fáceis de remover do que outros, podendo trazer instabilidade no sistema (acarretando o aparecimento de algas indesejáveis, por exemplo) e outro grande problema é a oxigenação do sistema. Juntando todos esses fatores você terá sempre uma água turva e “pesada”.
E Como escolher o tamanho certo de um skimmer?
A literatura dos primeiros skimmers diz que a bomba deve passar em médias 3x o volume de água do aquário dentro do corpo do skimmer por hora (por exemplo: Aquário de 200 litros – a bomba do skimmer deve ser de 600 litros por hora). Mas, hoje não usamos apenas isso!
Com a grande tecnologia, temos inúmeros outros fatores, como tipo de impeller, tamanho do corpo, controle físico de entrada e saída de água, controle eletrônico da bomba, controle da entrada de ar… porém, tudo isso pode variar.
Com isso, devemos pesquisar sobre marcas e a primeira coisa que devemos fugir são de equipamentos que você precisa superdimensionar para pode comprar. Opte sempre por marcas que oferecem litragem real, ou seja, aquelas que o fabricante recomende os skimmers para a quantidade correta de água no aquário.
Perguntas que você deve fazer antes de comprar um skimmer
Primeiramente, se esse skimmer vai permanecer com você na evolução do seu aquário; então, tenha entrada para ozônio se futuramente precisar usar, sem ter que fazer adaptação.
Se os materiais do skimmer são duráveis e resistentes a batidas e quedas.
Se o skimmer tem uma controladora de potência da bomba, para que possa ajustar o skimmer à medida em que você vai acrescentando animais.
Se ele solta microbolhas no aquário. Um skimmer não deve ter microbolhas (depois de mais ou menos 10 dias de uso, já que nos primeiros dias é normal). A microbolha tem que ficar dentro do corpo do aparelho, não saindo para o aquário. O skimmer quando ligado tem que preencher o corpo com microbolhas muito finas, fazendo que o skimmer ligado pareça um “leite” dentro do corpo.
Se o copo do skimmer é um transtorno na hora da limpeza. Sempre escolha um skimmer que tenha um dreno para poder tirar aquela sujeira sem ter que tirar o copo toda; além disso, escolha um skimmer que tenha um copo fácil de retirar para a manutenção e limpeza.
Se o skimmer possui tecnologia anti transbordamento. Isso facilitará muito sua jornada mantendo o seu pedaço do mar na sua casa, tanto no dia a dia, tanto quando for viajar.
Falando em limpeza… todo skimmer, como qualquer equipamento de filtragem, deve ser limpo. A coisa mais importante é sempre tirar a sujeira do copo coletor, pois em uma desregulagem, o sistema transborda e joga toda sujeira acumulada dentro do sistema, o que prejudica a qualidade da água.
Não apenas tire a sujeira acumulada no corpo com o dreno. Limpe todo o copo tirando a sujeira que fica grudada na parede do copo skimmer. Limpe também o corpo do skimmer!
Quanto mais limpo você manter o equipamento, melhor e mais fácil ele será regulado.
Bombas e impeller também merecem uma atenção. Com menos regularidade, é verdade. Mas, quanto mais vezes for limpo, mais durável será o seu equipamento.
Ficou com alguma dúvida, chama a gente aqui para que a gente possa te ajudar.
Quer uma indicação de skimmer? Aqua Excel! Marca importada exclusivamente pela RioMar Criaturas Aquáticas.